A construção do sonho

Encontro de saberes

Uma história sobre sonhos e conquistas…

A princípio foi o encantamento de Sara por um povo muito cordial e alegre. Logo, juntaram-se as mulheres e as crianças dos arredores da casa antiga. Vieram papos sobre assuntos da medicina preventiva e as brincadeiras: caminhadas, desenhos, pinturas, contação de estórias, rodas, jogos…

Depois, chegaram outras pessoas com vontade de participar, tanto de fora como do próprio Coqueiro. Foi então que vieram os da Vila Canindé. Aconteceram, assim, algumas ações muito importantes: trabalhos de corpo e atividades lúdicas com as crianças e as mulheres, desenvolvidas por Eliza Steindorfer e Fabiana Brogliato, oficina de bijouterias com Rejane Viana, conversas com o Dr. Formiga, dentista, aulas de flauta com o músico Paulo Corjesus, o apoio do Gerson, transportando uns e outros… E comemorações de Natal, Dia das Crianças, sempre com músicas e brincadeiras.

Mas o sonho de Sara desde o início era um só: morar naquele lugar com aquele pessoal. Aprender com eles. Por outro lado, levar mais gente da cidade para lá. Dito e feito. Chegaram, como que caídos do céu, a Manu e o Ronaldo, com seus próprios sonhos e sua filhinha, Lua Clara, neta de Sara.

Então, tudo foi se encaixando como num brinquedo de criança. O Ronaldo era o construtor de casa de terra (como o João de Barro), as atividades comunitárias expandiram-se e exigiam uma melhor infra-estrutura, as pessoas de fora precisavam de um espaço que acolhesse todos os seus projetos, não um espaço qualquer, mas um em harmonia com a natureza e o modo de vida locais; assim, nasceu a idéia de uma vila ecológica.

Depois de muito se matutar,  saiu do papel a primeira casa, hoje em plena construção. E a vila foi batizada de VILA NOVA DO ALAGAMAR por nosso estudioso da cultura popular Oswald Barroso e por todos, em homenagem àquele lugar e àquele povo.

E essa Vila é nossa, do povo do Coqueiro, para a natureza e para as próximas gerações, cultivando a semente fundamental, os nossos afetos.

Simbioses

Se seu sonho se parece com este, seja bem vindo a essa história, que é antiga e nova, a um só tempo!

E mantenha-se ligado, pois em breve teremos o segundo capítulo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: