AACA

Assembléia de criação da AACA

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO COQUEIRO DO ALAGAMAR

A população do distrito do Coqueiro do Alagamar distribui-se em seu território segundo grupos familiares com grande capacidade de convivência harmoniosa e solidária. É um povo cordato e alegre. Usualmente, reúnem-se em eventos das igrejas, católica e evangélica, da escola e das famílias; nos jogos de futebol aos domingos e, em conversas informais sob as mangueiras ou, as mulheres, à beira dos riachos ao lavarem roupas. Circulam livremente entre residências de um mesmo povoado e em terrenos ainda não cercados.

Há a vila dos Canindé (o nome deve-se a que os seus primeiros moradores vieram de Itatira, município vizinho a Canindé), o Coqueirinho, o agrupamento familiar da Da. Luiza e Sr. Rdo.Guilherme, do Sr.Geraldo e Da. Maria, da Da. Terezinha e Seu Chico, outro agrupamento familiar da Da. Fca. Brás de Freitas e Sr. Luiz Galdino, da Da. Vânia Freitas e do Sr. Eduardo e, próximas ao Posto de Saúde, as moradias das famílias de Da. Leilá e Da. Nilce, entre outros.

Destacam-se, assim, os colóquios familiares e as iniciativas são principalmente voltadas para os interesses particulares. Porém, há alguns anos observa-se no distrito alguns movimentos com intenções coletivas, não muito organizados e pouco ativos. Ultimamente, um grupo de mulheres da vila dos Canindé concluiu pela necessidade e importância da criação de uma entidade cujo principal objetivo fosse o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Contando com a assessoria do Projeto SAUDARTE – Saúde, Arte e Educação no Coqueiro do Alagamar -, instituiu-se uma diretoria provisória, discutiu-se e propõe-se um estatuto, o qual incluiu ao lado dos propósitos de empreendimentos econômicos, a questão da sustentabilidade socioambiental. E neste dia 6 de setembro, a Assembléia de Fundação da Associação dos Amigos do Coqueiro do Alagamar – AACA. Uma vitória da comunidade e uma vitória do Projeto SAUDARTE!

Pindoretama, 4 de setembro de 2009,

Sara Barroso

Assembléia de Fundação da AACA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: